Luso Academia

Início » Equações e LaTeX

Equações e LaTeX

Como já devem ter reparado este blog não tem medo de assustar metade dos seus potenciais leitores de cada vez que utiliza equações. Tal é conseguido através da utilização de LaTeX.

Para os que já conhecem a sintaxe de LaTeX é muito fácil dar o salto para o LaTeX do wordpress. Neste caso em vez de se escrever $(a+b)^2=a^2+b^2+2ab$ deve-se escrever $ latex (a+b)^2=a^2+b^2+2ab$ sem o espaço entre o $ e latex.

Para os menos habituados a utilizar LaTeX e que ainda assim queiram dar um contributo a este blog recomenda-se a utilização do website Daum Equation Editor. Lembre-se apenas que quando colar o código de LaTeX nos comentários deve utilizar a sintaxe do wordpress.com

Para além disso recomenda-se a leitura desta página no blog do Terry Tao onde se indicam alguns dos bugs que ocorrem no wordpress.com. Devido à ajuda rapidíssima de um dos colaboradores do wordpress.com a maior parte destes bugs é neste momento inexistente.

Como comentário final resta dizer que uma boa parte dos posts neste blog irá utilizar o script desenvolvido por Luca Trevisan que permite a conversão de um ficheiro .tex para um ficheiro .html Deste modo o processo de escrita de um artigo torna-se muito mais fácil.


4 comentários

  1. Olá equipe da Luso Academia!

    Gostei bastante do material que é disponibilizado neste site e com certeza irei divulgar ele como referência em artigos no meu site como complemento de leitura. É bom saber que ainda existem sites que prezam pela qualidade na divulgação de conteúdos e investem em técnicas para melhorar seus textos como o uso do Latex, por exemplo. Também utilizo Latex em meu humilde blog e como não sei muito dos código costumo utilizar um site que transforma as equações em códigos Latex e que eu gostaria de deixar como dica para vocês aqui no site, pois penso que ele seja mais atualizado que o citado nessa página que é o site da CodeCogs, não que eu tenha nada contra a esse ótimo site, mas é que eu penso que o outro seja mais fácil de ser utilizado por seus leitores.

    Link do site de Latex: http://s1.daumcdn.net/editor/fp/service_nc/pencil/Pencil_chromestore.html
    Nome do site: Daum Equation Editor

    Desde já gostaria de parabenizá-los com ótimo trabalho que vem sendo feito com este blog. Sucesso ao site e estamos aí para nos ajudarmos na web. Um abraço e até breve!

    Att. Romirys Cavalcante

    Gostar

    • ateixeira diz:

      Olá Romirys,

      antes de mais muito obrigado pelas gentis palavras e pela confiança que demonstra no nosso projecto.

      Realmente não conhecíamos a solução que divulgaste e olhando para ela vejo que é muito mais user-friendly que o codecogs e assim sendo não custa nada actualizar a nossa sugestão pois o que nós pretendemos é facilitar a vida a quem interage com este blog.

      Um abraço

      Liked by 2 people

  2. José Victor diz:

    Amigo, parabéns pelo bacana (e utilíssimo) blog.. Estou usando o Latex através do LyX. E estou com uma dúvida: o tutorial do LyX não ajuda a fazer referências cruzadas de equações de maneira correta. E não descobrí onde estou me equivocando. Poderia disponibilizar algumas dicas? Muito grato por qq retorno que oferecer.
    JVictor.

    Gostar

    • ateixeira diz:

      Bom dia caro José Victor. Antes demais pedimos desculpa pela nossa demora em responder. Infelizmente não temos experiência com o LyX para poder responder à sua questão. Também não queremos sugerir qualquer recurso por que devido à nossa falta de familiaridade com o tema arriscamos a sugerir algo que não vá de acordo com as suas expectativas.

      Cumprimentos

      Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.