Início » 00 Geral » A luz pode ser usada em telecomunicações? Fibras ópticas.

A luz pode ser usada em telecomunicações? Fibras ópticas.

Estatística do blog

  • 275,688 académicos

De modo a receber actualizações do nosso blog via email clique em Seguir.

Junte-se a 777 outros seguidores

— 2.7.6. Fibras ópticas —

A reflexão total interna da luz é utilizada em telecomunicações para a transmissão da luz através de cabos de fibras flexíveis transparentes chamados de fibras ópticas. As fibras ópticas permitiram o surgimento de uma nova forma de telecomunicar, que apresenta diversas vantagens em relação a comunicação tradicional por ondas electromagnéticas.

Uma das grande vantagens é a imunidade da luz às restantes ondas electromagnéticas, oferecendo assim um possibilidade de comunicar com menos ruído.

As fibras ópticas são tubos cilíndricos de vidro de quartzo ou de plástico, muito finos e transparentes, de reduzidas dimensões, usados como veículos de transmissão da luz de um meio para o outro. São constituídas por um núcleo de forma cilíndrica, de diâmetro de valor {d = 62,5 \mu m} (para a fibra de vidro) ou de {d = 900 \mu m} (para a fibra de plástico), composto por duas camadas de material transparente, sendo a camada interior o núcleo e a camada exterior o invólucro ou casca, onde o índice de refracção do núcleo {n_1} é maior que o índice de refracção do invólucro {n_2}. O conjunto é protegido de um revestimento de plástico.

 

Figura 42: Constituição da fibra óptica. [4]

A fibra é como se fosse um pequeno tubo, que permite que a luz atravesse-o sem sofrer dispersão na lateral, ou seja, sem que a luz se refrate nas paredes laterais. Um fino feixe de luz penetra por uma das extremidades do tubo (a fibra) e propaga-se ao longo da fibra, sofrendo reflexão total sempre que incida sobre a superfície de separação dos meios 1 (núcleo) e meio 2 (casca).

As fibras ópticas possuem muitas aplicações:

  • Nas telecomunicações: Os cabos ópticos constituídos por várias dezenas de fibras são mais leves que os cabos de cobre com capacidade equivalente. Em igualdade de condições, podem enviar 100.000 vezes mais informações.
  • Na medicina: Observações clínicas de vários órgãos internos como o estômago, intestinos, útero, etc., são usados dois feixes de fibras ópticas e introduzidas no interior do corpo do paciente. Um leva o sinal luminoso e, o outro, trás a imagem do órgão, permitindo ao médico fazer a observação. A fonte da luz utilizada é sempre o laser, pela sua grande potência e por poder ser transmitido por meio de feixes muito finos.
  • Na decoração: Usam-se em candeeiros e iluminação de fontenários.

 

Figura 43: Trajecto do raio luminosos através da Fibra óptica. [7]

O mecanismo básico de transmissão da luz ao longo da fibra baseia-se na óptica geométrica. A diferença do índice de refração do núcleo com relação à casca é representada pelo perfil de índices da fibra óptica. Essa diferença pode ser conseguida usando-se materiais dieléctricos distintos (por exemplo, sílica-plástico, diferentes plásticos, etc.) ou através de dopagens convenientes de materiais semicondutores (por exemplo, GeO , P O , B O , F etc.) na sílica (SiO).

A variação de índices de refração pode ser feita de modo gradual ou descontínuo, originando diferentes formatos de perfil de índices. As alternativas quanto ao tipo de material e ao perfil de índices de refração implicam a existência de diferentes tipos de fibras ópticas com características de transmissão, e, portanto, aplicações, distintas. Por exemplo, a capacidade de transmissão, geral e fundamentalmente depende (além do seu comprimento) da geometria e do perfil de índices da fibra óptica. O tipo de material utilizado, por sua vez, é determinante quanto às frequências ópticas suportadas e aos níveis de atenuação correspondente.

As características mecânicas das fibras ópticas expressam em termos de resistência e flexibilidade, dependem do material dielétrico utilizado e da qualidade dos processos de fabricação. Embora mais resistentes que fios de aço de mesmas dimensões, as fibras ópticas costumam ter a sua estrutura básica protegida das perturbações mecânicas ou ambientais por encapsulamentos ou revestimentos diversos.

 

Figura 44: Cabo óptico agrupado com 70 fibras. [7]

Elas costumam ser classificadas a partir de suas características básicas de transmissão e nas facilidades operacionais em termos de conexões e acoplamento com fontes e detectores de luz. É possível adotar classificações específicas, como:

  • Composição material: fibras com o par núcleo-casca do tipo sílica-sílica, sílica-plástico ou plástico-plástico tem propriedades distintas quanto às facilidades operacionais e de fabricação, às perdas de transmissão, à tolerância a temperaturas etc.
  • Frequências ópticas de atuação: esta classificação, que inclui, por exemplo, as fibras no infravermelho e as fibras no ultravioleta, refletem o desenvolvimento de fibras ópticas para operar fora da faixa típica actual usada em comunicações.
  • Geometria ou sensibilidade à polarização: além da secção circular típica, as fibras monomodo podem ter um núcleo de secção elíptica com implicações importantes quanto à filtragem e manutenção de polarização.

· Os Principais tipos são:

  • Fibra de Índice Degrau (Step Index);
  • Fibra de Índice Gradual (Graded Index);
  • Fibra Monomodo.

 

 

— Referências Bibliográficas —

[1] Lilia Coronato Courrol & André de Oliveira Preto. APOSTILA TEÓRICA: ÓPTICA TÉCNICA I, FATEC-SP , [s.d.].
[2] Jaime Frejlich. ÓPTICA: TRANSFORMAÇÃO DE FOURIER E PROCESSAMENTO DE IMAGENS, Universidade Federal de Campinas – SP, [2010].
[3] Sérgio C. Zilio. ÓPTICA MODERNA: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES, [2010].
[4] Renan Schetino de Souza. ÓPTICA GEOMÉTRICA, [2012].
[5] Hugh D. Young & Roger Freedman. FÍSICA IV: ÓPTICA E FÍSICA MODERNA, [2009].
[6]Hugh D. Young & Roger Freedman. FÍSICA III: ELECTROMAGNETISMO, [2009].
[7] Julião de Sousa Leal. TRABALHO DE FIM DE CURSO: MANUAL DE ÓPTICA, FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO, [s.d.].

Anúncios

2 comentários

  1. anselmotomas diz:

    Reblogged this on Luso Academia.

    Gostar

  2. Pedro Costa diz:

    Valeu…

    Gostar

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: