Vamos acompanhar a resolução de alguns exercícios.
Exercício 1
Um calorímetro de alumínio, de , contem de água a . Um pedaço de alumínio de é aquecido até e colocado no calorímetro. Determine a temperatura final do sistema, supondo que não haja transferência de calor para o ambiente. ( ).
- R: Como dados, temos:






Como sabemos, ao juntarmos estes materiais, haverá troca de calor entre eles, ou seja, o calorímetro e a água, por estarem mais frios, vão receber calor do pedaço de alumínio, que está mais quente. Pelos valores das temperaturas do problema, e considerando as massas envolvidas, sabemos logo que o equilíbrio termodinâmico será atingido em uma temperatura entre e …
Partindo do princípio que não se perde calor para o exterior, a soma das quantidades de calor do sistema tem de ser nulas [o calor cedido por um corpo é sempre absorvido por outro corpo no sistema). Como o problema não envolve mudança de fase (mudança de estado de agregação), então teremos apenas três quantidades de calor:



Como 

Aplicando a propriedade distributiva, temos:





Factorizando a temperatura de equilíbrio e isolando-a, obtemos:

|
Exercício 3
Uma maquina térmica que opera com o ciclo reversível de Carnot, recebe calor de um depósito térmico a alta temperatura e conta com uma eficiência térmica de produzindo de trabalho em cada ciclo. Se o calor cedido vais para o ambiente que está a , Determine:
- a) A temperatura da fonte quente.
- b) A máquina cumpre com a desigualdade de Clausius? Justifique.
- a)R:Temos como dados:


Para o ciclo de Carnot, sabemos que . Isolando , temos: 
- b) R: O ciclo de Carnot é composto por dois processos isotérmicos e dois processos adiabáticos. Para o caso de motor, recebe calor na fonte quente e sede calor a fonte fria. Considerando os processos 1-2 expansão isotérmica, 2-3 expansão adiabática, 3-4 compressão isotérmica e 4-1 compressão adiabática, então a variação de entropia no ciclo será
. Nos processos 2-3 e 4-1 não há variação de entropia. Logo: Para o ciclo de Carnot , então , o que cumpre com a desiguldade de Clausius, que diz .
|
Exercício 4
Um bloco de madeira de volume , totalmente submerso está atado ao fundo de um recipiente com agua por meio de um fio inextensível de massa desprezável. quando o fio é cortado e o bloco emerge à superfície com do seu volume fora da água. Sendo a densidade da água de , determine:
- a) A massa específica do bloco.
- b) A tensão no fio, antes de ser cortado.
- a) R: Primeiro devemos tirar todos os dados e passa-los para o Sistema Internacional (S.I.).

Quando o bloco flutua, o volume da parte imersa é De acordo com o princípio de Arquímedes, para o bloco flutuar é necessário que o Empuxo compense o peso do bloco, ou seja, Isolando a densidade do bloco, obtemos: .
- b) R: Quando o corpo está preso no fundo do recipiente por um fio, actuam nele três forças: Peso ou Força de gravidade, Força de Arquimedes ou Empuxo e Força de Tensão (no fio). O peso e a tensão actuam verticalmente de cima para baixo, enquanto que a força de Empuxo actua verticalmente de baixo para cima. Neste caso temos:
Como, nesta situação, o bloco está completamente submerso, então logo, 
|
Gostar disto:
Gosto Carregando...
Relacionado